terça-feira, 6 de agosto de 2013

Termoterapia

A termoterapia é o tratamento baseado no uso de meios físicos como as bolsas quentes ou geladas.

O esfriamento de uma área do corpo provoca o estreitamento dos vasos sanguíneos (ao que se chama de vasoconstrição) e diminui a chegada do processo inflamatório - caracterizado por três sinais: inchaço, calor e vermelhidão.

O aquecimento relaxa a musculatura dos vasos sanguíneos e melhora a circulação ao que se chama de vasodilatação), auxiliando na remoção do processo inflamatório.

Ambos os tratamentos melhoram a dor, porém cada um é indicado para um determinado tipo de situação.

Quando usar:

Bolsa de gelo: é desejável utilizá-la nos traumas, para evitar a inflamação exagerada. Os pacientes com osteoartrite (desgaste da cartilagem) tendem a se beneficiar com a bolsa gelada.

Bolsa quente: nas dores musculares, muito comum nas regiões lombar e cervical, ajuda a relaxar a musculatura e diminuir os espasmos dolorosos.

É importante lembrar que a pele sempre deve ser protegida por um tecido fino (como uma meia no pé, por exemplo) para evitar queimaduras, tanto pelo frio quanto pelo calor. Pode-se realizar o procedimento até de 2 em 2 horas, mas normalmente, de 3 a 5 vezes por dia é suficiente. O tempo necessário do procedimento pode variar de 15 a 30 minutos, dependendo do tamanho da articulação. É contraindicado dormir com as bolsas para evitar queimaduras.

Fonte: Albert Einstein - Sociedade Beneficente Israelita Brasileira

Clique na foto Rio Enfermagem no Facebook ao final do "post" e faça parte do grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário